segunda-feira, 27 de junho de 2011

NÃO FAÇA DE SEU CURRICULUM UM SPAM!


“Segue, aos cuidados do senhor responsável pela área de Recursos Humanos desta tão nobre empresa, um resumo de minhas qualificações. Certo de meu empenho e dedicação ponho-me à disposição para uma entrevista pessoal. Muito obrigado.” Anexo meu currículo.


Uma recolocação no mercado de trabalho de hoje não funciona mais assim. Esse e-mail foi para o “SPAM”.

O termo inglês “spam”, abreviação de “spiced ham” (presunto condimentado), é o nome dado a uma mensagem eletrônica não solicitada e enviada em massa.

Sei que, para muitos, torna-se difícil enviar seu currículo de outra forma. Mas que tal seguir algumas dicas práticas que poderão fazer parte de sua rotina a partir de agora?

- Pare de atirar para todos os lados. Saiba que existe uma oportunidade naquilo que você sabe e até gosta de fazer, então o primeiro passo é escolher o segmento em que será feita a prospecção;

- Liste números de telefones de empresas que possam estar alinhadas às suas expectativas;

- Ligue e tente falar com alguém que poderá te orientar a enviar seu currículo para o lugar certo (o lugar certo poderá ser o espaço destinado ao cadastro de profissionais, no site da empresa);

- Construa um script. Script é uma espécie de primeiras palavras, um breve discurso, tocando em pontos que devem ser explanados logo no início da conversa.

- Você deve estar preparado para falar ao telefone com quem atendê-lo.

Portanto, prepare pelo menos três scripts:

1) Adequado para a telefonista ou recepcionista da empresa: “meu nome é Edison Andrades e desejo falar com o setor de seleção…” (ente descobrir o nome do responsável pelo setor);

2) Destinado à pessoa que, embora atue no setor de seleção, não está diretamente envolvida com a análise de currículos: “olá, sou o Edison Andrades e por possuir experiência no segmento de sua empresa, desejo enviar meu currículo. O Sr. pode me ajudar?”;

3) Ideal para a pessoa responsável pela seleção: “fale sempre o seu nome primeiro e, na sequência, faça uma breve apresentação. – “Estou buscando uma colocação no mercado e, como já possuo experiência em… (fale algo sobre o segmento), gostaria de enviar meu currículo. Pode ser aos seus cuidados?”.

A partir daí, só siga o rumo da conversa. Não force nada. Jamais faça uma tentativa de “despejar” seu currículo completo, a menos que seja pedido. Apenas anote com atenção a quem deve encaminhá-lo, agradeça e desligue elegantemente.

Esse procedimento dá mais trabalho, mas sua eficácia é bem maior. Um e-mail que você enviar seguindo esses moldes valerá muito mais que dois mil “presuntos condimentados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário