sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIFERENÇAS ENTRE TÉCNICO, TECNÓLOGO E ENGENHEIRO

Técnico X Tecnólogo X Engenheiro [ Se meta nessa briga]



Na maioria das vezes, o Tecnólogo não gosta de ser comparado com o técnico, já o engenheiro menospreza o tecnólogo e esse último, só se dá mal (um pouco exagerado, mas essa é a visão de muitos). Veja um pouco das diferenças e semelhanças destes cursos.

Um curso técnico pode variar bastante de duração, normalmente de 1 à 3 anos, já o de tecnólogo varia de 2 à 3 anos, em contra partida o de engenharia tem a duração mínima de 5 anos [4 anos para alguns cursos anteriormente a 2008]. Então qual é a diferença para que um técnico não seja um tecnólogo e um tecnólogo não seja um engenheiro? Como daqui alguns anos já serei um tecnólogo e engenheiro formado e também já sou técnico me sinto a vontade para falar sobre esse assunto. Então tentando responder essa pergunta, 1º se um técnico for tido igual um tecnólogo e um tecnólogo igual um engenheiro seria a mesma coisa que dizer que um técnico é um engenheiro. Isso é a mais simples matemática, pois se Técnico = Tecnólogo = Engenheiro então Técnico = Engenheiro, o que não é verdade . A maioria das pessoas gosta de fazer comparação com algumas profissões para explicar, eu sei muito bem o que é isso pois já passei por esse problema. Já me deparei com algumas pessoas falando: "- Ah, mas é técnico". E hoje respondo a todas elas: "- Não, não é técnico. É tecnológico".

O papel de um técnico e do engenheiro já estão bem definidos nas empresas, por já serem cursos que já estão no mercado a muitos tempo, mas e o do tecnólogo? Algumas pessoas definem o tecnólogo como sendo um "engenheiro menos qualificado" ou também um "técnico mais qualificado", mas eu sinceramente não acredito em nenhuma dessas duas definições, até porque a sua titulação nem sempre tem a ver com a sua qualificação, conheço técnicos que são mais qualificados do que muitos tecnólogos e alguns tecnólogos que são melhores do que engenheiros. Isso às vezes está mais relacionado com comprometimento do que necessariamente uma palavra, mas nos cursos existem sim focos diferenciados.

O principal entre o curso tecnológico e o de engenharia é que no primeiro é focado em uma área mais especifica, como é a grande maioria dos cursos tecnológicos, como o de tecnólogo em petróleo e gás (exploração), o foco dele é na fase de exploração, provavelmente haverá noções de outras áreas, mas ninguém quer só noções, um exemplo prático é a de que normalmente uma blusa básica é mais barata que uma mais complexa, chama mais atenção para essa ultima, pois foge do comum. Outro exemplo a respeito do curso ser mais focado é o de tecnologia em gestão ambiental, que é uma das partes do curso de engenharia ambiental, lá as pessoas irão se focar mais na área de gestão. Então o tecnólogo vai estar mais preparado para realizar melhor determinadas funções, o engenheiro outras, e o técnico outras também, o principal limitador é o conhecimento, mas lógico que existem outros limitadores.

8 comentários:

  1. na verdade este post foi para defender o tecnólogo, e não para discriminar ou explicar sobre o técnico, tecnólogo e o engenheiro.

    ResponderExcluir
  2. Enrolou e não explicou nada

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tu não explicou nada!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou explicar mais! Praticamente não falou do Engenheiro, so citou!

    ResponderExcluir
  6. Faltou explicar mais! Praticamente não falou do Engenheiro, so citou!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade a diferença vai depender muito do curso, mas Bla bla bla a parte, dêem um olhada na resolução N° 313, de 26 de setembro 1986 e na lei N°5.194,de 1966, lá vcs verão que a diferença que a diferença em uma atribuição (o tecnólogo pode sim assinar projetos. Agora, pode também tomar conta de obras, desde que tendo um engenheiro acima) e em relação aos cursos, o nível e o mesmo, só muda na quantidade de disciplinas, o de engenheiro faz mais (eu mesmo fiz algumas matérias junto com o pessoal de engenharia).
    Ambos têm suas vantagens, a grosso modo pode-de dizer que no tecnólogo vc formas mais rápido e terá uma atribuição a menos que o engenheiro (se vc pensar, a maioria dos engenheiros tem um engenheiro pleno acima dele), ou demorar mais pra formar pra ter um título de engenheiro (e quem sabe um dia poder ser responsavel por alguma engenheiros e tecnólogos).

    ResponderExcluir