sexta-feira, 4 de novembro de 2011

INDÚSTRIA DO PETRÓLEO IRÁ CONTRATAR 212 MIL TRABALHADORES

Indústria do petróleo precisará de 212 mil trabalhadores até 2014


Estimativa do Prominp está sendo revisada devido aos investimentos previstos para o pré-sal


A indústria do petróleo e gás deve contratar, pelo menos, 212 mil trabalhadores nos próximos três anos. A estimativa é do consultor da coordenação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Marco Antonio Ferreira.

Ferreira participou na última terça-feira (1º) de um debate sobre o pré-sal na sede da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo ele, o Prominp fez no ano passado um estudo para saber qual a demanda de mão de obra da indústria do petróleo até 2014. O estudo apontou que pelo menos 212 mil vagas de emprego serão abertas no setor. “Essas são as lacunas que verificamos em nosso plano de negócios”, disse.

O Prominp é um programa do governo federal criado para treinar trabalhadores para atuarem no setor de petróleo e gás natural. Ferreira explicou que a coordenação do programa levanta os investimentos programados e estima quantos trabalhadores serão necessários para que os projetos sejam executados.

Quando a demanda é detectada, o Prominp promove cursos de qualificação, que treinam os trabalhadores para que estejam aptos a trabalhar nos projetos programados. De acordo com Ferreira, 78 mil trabalhadores já foram qualificados desde 2006. Número que deve aumentar por causa do desenvolvimento da cadeia do petróleo.

O consultor do Prominp disse, inclusive, que a própria estimativa do programa está sendo revisada devido aos investimentos previstos para exploração do pré-sal. Segundo ele, a demanda por trabalhadores “deve ser bem maior do que a que estava estimada.”

O presidente da Associação Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça, também declarou que o setor de construção e reparação de navios demandará muitos trabalhadores devido à exploração do pré-sal. De acordo com ele, os estaleiros brasileiros, que atualmente empregam 56 mil trabalhadores, devem empregar 100 mil até 2020. “O país vive um momento mágico”, disse Mendonça, sobre as perspectiva para o setor naval. “Vamos contratar desde soldadores e auxiliares, até engenheiros navais e pessoal da área administrativa”, declarou.

Fonte: Agência Brasil

FEIRA OFFSHORE EM NITERÓI-RJ

07 a 10 de Novembro - 14h às 21h

O melhor da indústria naval



A indústria naval brasileira vem atingindo patamares de resultados invejáveis, impulsionada principalmente pelo contínuo crescimento da produção do pré-sal.
Com foco na cadeia produtiva naval e offshore, a Niterói Naval Offshore Expo and Conference será um espaço voltado para a realização de grandes negócios, exposição de bens e serviços, Rodada de Negócios promovida pelo Rodada de Negócios promovido pelo Convênio SEBRAE Petrobras e FIRJAN, Conferência e Ciclo de Palestras, canalizando as atenções de empresários nacionais e internacionais, autoridades, administradores e interessados do setor.


Por que Participar


De 07 a 10 de Novembro de 2011 acontece a Niterói Naval Offshore Expo and Conference, um evento repleto de informações sobre oportunidades e negócios gerados por este setor. Um espaço dedicado a:

• Exposição de produtos e serviços;
• Aproximação entre compradores e fornecedores;
• Desenvolvimento de network e negócios empresariais;
• Interagir com novos e atuais clientes;
• Participar das rodadas de negócios promovidas pelo SEBRAE/FIRJAN;
• Conhecer lançamentos e tendências deste segmento;
• Ampliar seu market share, ou seja, divulgar sua marca.

Qualquer dúvida acesse o site: http://www.nno.com.br/index.aspx