terça-feira, 16 de abril de 2013

CARGOS E FUNÇÕES NUMA PLATAFORMA DE PETRÓLEO


Você está interessado em ingressar em uma carreira em plataforma de petróleo?
Mas não sabe os cargos e funções disponíveis no ano de 2013? Então fique atento às informações que vamos dar. Muitas pessoas ambicionam trabalhar em plataformas de petróleo, afinal o trabalho tem muitas vantagens, como por exemplo, dias de folga remunerados, vale alimentação, plano de saúde, plano dentário entre outros. Sim os trabalhadores offshore chegam a ter 14 dias de folga a cada duas semanas trabalhadas, há até alguns cargos que dão 21 dias de folga para 14 dias trabalhados, além disso, ganham o dobro do valor que ganhariam se estivessem trabalhando em terra. Porém é um trabalho que envolve certo grau de periculosidade, atenção e disponibilidade total enquanto estiver na plataforma. Há um grande número de funcionários em uma só plataforma de petróleo, os cargos são divididos em três áreas, a área de perfuração, área de exploração/refinarias e manutenção de serviços.

Na área de perfuração encontramos os perfuradores, ajudantes de perfuradores, operadores de grua, trabalhadores de torre, ajudantes de piso e ajudantes rotativos. Nessa área é necessário ter cursos de qualificação para se candidatar nas vagas das plataformas. Na área de exploração/refinarias se encontram os biólogos, químicos, capitães de barcaças, operadores de máquinas, mecânicos, soldadores, armadores de ferro, eletricistas, pintores. Já nessa área para alguns cargos como biólogo e químico é necessário ser formado em um curso superior para se candidatar, já os demais cargos, também são necessários cursos específicos, mas há exceções isso varia de empresa para empresa.
 
Na área de manutenção de serviços, podendo encontrar empregados de mesa, empregados de quartos e empregados de limpeza, que cuidarão da manutenção da plataforma, para estas vagas são feitos os cursos de taifeiro, saloneiro, cozinheiro, ajudante de cozinha, enfermeiros, administrativos, informáticos, pilotos de helicóptero e pessoal de comunicações necessitam de formação específica seja em curso superior ou técnico ou de qualificação, dependendo do cargo. Apesar do trabalho na plataforma de petróleo ser vantajoso e bem remunerado, tem suas desvantagens como o fato de você ter de ficar disponível 24 horas por dia, além de ter de ficar longe de sua família por esses dias e estar exposto a certo grau de periculosidade, por isso muitas pessoas desistem após alguns dias na plataforma. Então se você está interessado em trabalhar em plataforma de petróleo deve estar ciente disso e estar preparado, pois como existe em todo emprego há as suas desvantagens e muitas vantagens também.

6 comentários:

  1. Boa tarde,eu fiz curso de solda na instituição senai,mas não tenho experiencia é muito difícil conseguir uma vaga nessa área?
    Em compensação tenho 11 anos de experiência em restaurante parte de atendimento isso conta alguma coisa em plataforma para a função de taifeiro? Obrigada
    Giseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zanata, é verdade que tem certos lugares de plataforma que a segurança é muito protegida, máxima, onde os funcionários não conseguem ter comunicação diária com os seus familiares em sites de relacionamento; a não ser o site do facebook (pergunta).

      Excluir
  2. Oi meu nome é Weverton tenho 21 anos e fiz o curso de Auxiliar de Plataforma on shore e off shore e quero muito trabalhar como plataformista.

    ResponderExcluir
  3. biólogo?? Nunca embarquei com nenhum..

    ResponderExcluir
  4. Ola sou Técnico em Mecatrônica Automotiva, trabalho na área com Automóveis mais de 20 anos, gostaria muito permanecer neste ramo como Gerente de Pós vendas ou Supervisor de Manutenção.Caso isto não seja possível tenho curso de Auxiliar de Plataforma e Logística espero encontrar trabalho na função, Operador de Maquinas, Eletromecânico.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, como me tornar num trabalhador de plataformas??

    ResponderExcluir