terça-feira, 26 de março de 2013

MERGULHADOR OFFSHORE

 
 
MERGULHADOR OFFSHORE, SAIBA MAIS SOBRE ESSA PROFISSÃO:
A profissão de Mergulhador é considerada pela ONU a mais arriscada de todas e, na legislação trabalhista brasileira, descrita como "atividade insalubre de grau máximo".


Esse profiss...ional - que trabalha como instrutor do esporte ou na construção e manutenção de pontes, hidrelétricas, embarcações e plataformas de petróleo - tem que sobreviver num ambiente extremamente hostil ao corpo humano. Por exemplo, no mar, a 50 metros de profundidade, a pressão é de 5 atmosferas, ou seja cinco vezes maior do que a existente no nível do mar. Os pulmões, que na superfície têm uma capacidade média para 6 litros de ar, lá embaixo têm o volume reduzido para 1 litro. Para manter a capacidade original, o mergulhador aspira ar comprimido.

 Depois, enquanto sobe de volta à superfície, à medida que a pressão se reduz, o ar tende a ocupar um volume cinco vezes maior. Aí está o grande perigo: se o mergulhador não subir lentamente, cuidando da descompressão, o ar rompe o tecido pulmonar, provocando embolia, que pode levar à morte. A fim de evitar esse risco, ele precisa dominar técnicas de descompressão e utilizar equipamentos especiais. Para se profissionalizar, o mergulhador tem de fazer o curso numa escola reconhecida pela Marinha

O mergulho saturado é baseado no princípio de que a pressão dos gases dissolvidos no sangue e nos tecidos é o mesmo que o gás presente nos pulmões. Basicamente, um mergulhador descerá a uma profundidade, possivelmente a 300 pés, e continuará ali até que não haja mais gás para ser dissolvido nos tecidos - os tecidos ficarão saturados de nitrogênio.

Quando alcançado o ponto de saturação, o tempo necessário para descompressão será o mesmo não importando o tempo que os mergulhadores permaneçam naquela profundidade, quer seja um minuto, uma hora, um dia ou uma semana. Este princípio tem sido usado por mergulhadores que vivem e trabalham em ambientes subaquáticos.

O mergulho profissional visa atender grande demanda de atividades subaquáticas em plataformas de petróleo, navios, manutenção de navios, portos, mas também em outras áreas profissionais como construção civil, hidrelétricas, pesquisas de universidades e resgates diversos. “Toda a manutenção ou trabalho feito abaixo da linha d´água, quem faz é mergulhador. Tem trabalho para todos os níveis de mergulho, mas é preciso ter qualificação”, 

 Para atuar profissionalmente como mergulhador raso, até 50 metros de profundidade, a pessoa deve fazer um curso de nove semanas, onde aprende as técnicas de respiração por ar comprimido e mergulho. Já para atuar no ramo de mergulho saturado, feito a partir de 50 metros até 300 metros de profundidade, o profissional precisa ter dois anos de carteira assinada como mergulhador raso e fazer novo curso, que tem reconhecimento internacional

Qual a formação necessária para ser um mergulhador?Para ser um mergulhador profissional é necessário que o candidato se especialize em cursos especiais de mergulho, onde ele aprende todas as técnicas necessárias, estuda tabelas de mergulho, procedimentos de emergência e aprende a manusear os equipamentos especiais. Qualquer pessoa pode fazer o mergulho livre, basta realizar um curso básico, e estar sempre acompanhada de um mergulhador profissional. Nessa modalidade, há equipamentos que garantem a respiração subaquática, que depende basicamente da capacidade pulmonar do mergulhador e de sua resistência física e emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário