terça-feira, 29 de maio de 2012

ENGENHEIROS MECÂNICOS X ENGENHEIROS DE PETRÓLEO




Hoje eu quero tratar de outro assunto. Por que grande parte das empresas preferem engenheiros mecânicos a engenheiros de petróleo?

Apesar da graduação em engenharia de petróleo ser relativamente nova, tudo começou através da UENF, muitas empresas ainda optam por não contratar engenheiros de petróleo, mesmo com instituições de ponta como UFRJ, PUC-Rio, UFF, UFPEL, UFES, UFCG já possuirem o curso de graduação.

Grande parte dos engenheiros que estão no mercado hoje cursaram uma das três engenharias bases (civil, elétrica e mecânica) e ainda considerada por muitos as únicas engenharias. No entanto por  uma questão de necessidade de mercado, acabaram-se criando outros cursos, como engenharia de computação (elétrica + informática), controle e automação (mecânica + elétrica), petróleo ( mecânica + civil + química) e outra mais.

Muitos pensam que o problema é somente uma questão de aceitação por parte das empresas, porém não é assim que funciona. Nas principais companhias, os recrutadores são engenheiros que já atuaram no campo, portanto são formados nas engenharias bases e na hora de escolher um candidato, a empresa dará preferência a um curso que possui mais tradição, sem falar no fato que os candidatos formados pelas  três principais engenharias saem da universidade com uma base melhor de disciplinas essenciais para qualquer engenheiro.

Engenharia de Petróleo X Engenharia Mecânica
Nada melhor do que exemplificar com uma comparação entre engenharia mecânica e engenharia de petróleo.
Em grande parte das universidades o ciclo básico é idêntico, porém o que torna o profissional engenheiro não é o ciclo básico e sim as disciplinas do ciclo profissional, diga-se de passagem que existe um grande questionamento se engenharia de produção, realmente, é engenharia.

O conhecimento de mecânica dos sólidos, comportamento dos materiais, mecânica dos fluidos, transmissão de calor é mais exigido em engenharia mecânica do que em qualquer outra engenharia e se pensar bem, são disciplinas importantes para engenheiros de petróleo também.

Reflita agora sobre outra disciplina, engenharia de poços. Uma matéria de engenharia petróleo que é basicamente mecânica dos sólidos aplicada a poços de petróleo. Cálculos de estabilidade, geopressões, sobrecarga, estados de tensões, tudo isso é visto em engenharia mecânica, porém não com a mesma aplicação.

Até que ponto é viável realizar uma engenharia de petróleo?
As empresas de petróleo dão preferência a engenheiros mecânicos, sem falar do leque de outras oportunidades para engenheiros mecânicos como área automobilistica, metalurgia, naval, aeronaútica e muitas outras.
Para não se arrepender é importante que se defina o quanto antes que área pretende se especializar, poços, reservatórios ou produção. Independentemente de qual escolher, esse precisa ser o seu foco para os próximos anos. Definido isso, invista em cursos de aperfeiçoamento, softwares específicos e tente conhecer um profissional experiente dessa área, ele pode ser um ótimo mentor e indicar o caminho das pedras para você.


Futuro incerto?
Se algum dia qualquer engenheiro de petróleo decidir sair da área ou então se a indústria não for  tão rentável por motivos econômicos, ambientais ou políticos. Que alternativas esses profissionais têm? O curso é muito específico!

Muitos estudantes estão se formando e ainda não tiveram oportunidade no mercado de trabalho, se agora que o mercado está aquecido há dificuldades de encontrar emprego, o que dirá daqui alguns anos. Por mais que o mercado se aqueça, haverá mais profissionais disputando as vagas.

Aproveitem o final de ano para fazer um planejamento sobre sua carreira e decidir quais serão as mudanças para 2012. Realizar uma planejamento de carreira e definir quais serão seus planos a curto, médio e longo prazo, podem diminuir os arrependimentos no futuro.

2 comentários:

  1. Sou angolano faco o curso no ensino medio de Petroquimica (para engenharia de Petroleo na faculdade,e quero fazer oa faculdade de engenharia de petroleo no Brasil, vc pode me informar, se o Brasil e um bom lugar para tal...?

    ResponderExcluir
  2. A UFRN oferece uma excelente formação em Engenharia do Petróleo, porém, você deverá submeter-se ao vestibular em C&T (Ciência e Tecnologia) o curso funciona da seguinte maneira: Uma formação inicial de três ano nas matérias triviais de engenharia (cálculos, mecânicas e físicas), ao terno desse período, obterá o título em Bacharel em Ciências e Tecnologia.
    Dependendo do seu rendimento acadêmico e das disciplinas optativas que foram pagas durante os três anos iniciais, você engaja (sem necessidade de um outro vestibular) na engenharia pretendida, daí será mais dois a três anos de formação a depender da engenharia.

    Natal é uma capital com um custo de vida relativamente baixo, e esta universidade conta com muitos oriundos africanos.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir