sexta-feira, 4 de novembro de 2011

INDÚSTRIA DO PETRÓLEO IRÁ CONTRATAR 212 MIL TRABALHADORES

Indústria do petróleo precisará de 212 mil trabalhadores até 2014


Estimativa do Prominp está sendo revisada devido aos investimentos previstos para o pré-sal


A indústria do petróleo e gás deve contratar, pelo menos, 212 mil trabalhadores nos próximos três anos. A estimativa é do consultor da coordenação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Marco Antonio Ferreira.

Ferreira participou na última terça-feira (1º) de um debate sobre o pré-sal na sede da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo ele, o Prominp fez no ano passado um estudo para saber qual a demanda de mão de obra da indústria do petróleo até 2014. O estudo apontou que pelo menos 212 mil vagas de emprego serão abertas no setor. “Essas são as lacunas que verificamos em nosso plano de negócios”, disse.

O Prominp é um programa do governo federal criado para treinar trabalhadores para atuarem no setor de petróleo e gás natural. Ferreira explicou que a coordenação do programa levanta os investimentos programados e estima quantos trabalhadores serão necessários para que os projetos sejam executados.

Quando a demanda é detectada, o Prominp promove cursos de qualificação, que treinam os trabalhadores para que estejam aptos a trabalhar nos projetos programados. De acordo com Ferreira, 78 mil trabalhadores já foram qualificados desde 2006. Número que deve aumentar por causa do desenvolvimento da cadeia do petróleo.

O consultor do Prominp disse, inclusive, que a própria estimativa do programa está sendo revisada devido aos investimentos previstos para exploração do pré-sal. Segundo ele, a demanda por trabalhadores “deve ser bem maior do que a que estava estimada.”

O presidente da Associação Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça, também declarou que o setor de construção e reparação de navios demandará muitos trabalhadores devido à exploração do pré-sal. De acordo com ele, os estaleiros brasileiros, que atualmente empregam 56 mil trabalhadores, devem empregar 100 mil até 2020. “O país vive um momento mágico”, disse Mendonça, sobre as perspectiva para o setor naval. “Vamos contratar desde soldadores e auxiliares, até engenheiros navais e pessoal da área administrativa”, declarou.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

  1. RICARDO FIGUEIREDO DE SOUSA
    Brasileiro, cônjuge, 37 anos
    End: Travessa Souza Franco N°= 32, Bairro: Agulha Belém-PA
    Telefone: (91) 88019842 / (91) 87249139 / (91)33517164 / (22)981033058
    E-mail: ricardo15figueiredo@gmail.com
    Cargo Pretendido: TORNEIRO MECANICO e ELETRICISTA e MECANICO e SOLDADOR e SERVIÇOS GERAIS.
    OBJETIVO

    Sou versátil e de grande potencial para assim por em pratica meus conhecimentos, na qual busco também adquirir novos conhecimentos junto à empresa contribuindo assim para sucesso e crescimento profissional ao cargo pretendido.
    FORMAÇÃO E CURSO COMPLEMENTA


    • FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NO SENAI-Pa: Torneiro Mecânico, em: 2007.
    Ensino Médio: Escola Estadual e Fundamental Deodoro de Mendonça, Concluído em 30/11/2010.
    • SAMPLING/RJ: CBSP- Curso Básico especial de sobrevivência pessoal e Liderança
    • SAMPLING/RJ: HUET
    • Informática: Victor Informática Básica-2003.
    • Eletricista: AT, BT,NR10 complementa ,NR35. HABILITAÇÃO: AB

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


    • Empresa Tramontina-Pa; Cargo: Torneiro Mecânico, Período: 2005 a 2013. Principais atividades: Elaboração de serviços de mecânica e manutenção, como também solda, fazendo manutenção preventiva e corretiva em equipamentos diversos.
    • Guimarães Nasser, Cargo: Serviços Gerais, Período: 01/06/1998 a 19/11/2002. Principais atividades: Exercia serviços auxiliar a equipe na fiscalização dos serviços de pessoal próprio e terceirizado nas atividades de instalação, comissiona mento, manutenção de equipamento dos serviços prestados, por colaboradores próprios.
    INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    • Disponibilidade para viagens,
    • Sou diversificado nas funções que me compete como profissional na elaboração e construção de serviços no mercado de trabalho


    ------------------------------------------------------------------------
    RICARDO FIGUEIREDO DE SOUZA BELÉM, -----de ---------------2014.

    ResponderExcluir