Estimativa do Prominp está sendo revisada devido aos investimentos previstos para o pré-sal
A indústria do petróleo e gás deve contratar, pelo menos, 212 mil trabalhadores nos próximos três anos. A estimativa é do consultor da coordenação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Marco Antonio Ferreira.
Ferreira participou na última terça-feira (1º) de um debate sobre o pré-sal na sede da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo ele, o Prominp fez no ano passado um estudo para saber qual a demanda de mão de obra da indústria do petróleo até 2014. O estudo apontou que pelo menos 212 mil vagas de emprego serão abertas no setor. “Essas são as lacunas que verificamos em nosso plano de negócios”, disse.
O Prominp é um programa do governo federal criado para treinar trabalhadores para atuarem no setor de petróleo e gás natural. Ferreira explicou que a coordenação do programa levanta os investimentos programados e estima quantos trabalhadores serão necessários para que os projetos sejam executados.
Quando a demanda é detectada, o Prominp promove cursos de qualificação, que treinam os trabalhadores para que estejam aptos a trabalhar nos projetos programados. De acordo com Ferreira, 78 mil trabalhadores já foram qualificados desde 2006. Número que deve aumentar por causa do desenvolvimento da cadeia do petróleo.
O consultor do Prominp disse, inclusive, que a própria estimativa do programa está sendo revisada devido aos investimentos previstos para exploração do pré-sal. Segundo ele, a demanda por trabalhadores “deve ser bem maior do que a que estava estimada.”
O presidente da Associação Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça, também declarou que o setor de construção e reparação de navios demandará muitos trabalhadores devido à exploração do pré-sal. De acordo com ele, os estaleiros brasileiros, que atualmente empregam 56 mil trabalhadores, devem empregar 100 mil até 2020. “O país vive um momento mágico”, disse Mendonça, sobre as perspectiva para o setor naval. “Vamos contratar desde soldadores e auxiliares, até engenheiros navais e pessoal da área administrativa”, declarou.
Fonte: Agência Brasil
RICARDO FIGUEIREDO DE SOUSA
ResponderExcluirBrasileiro, cônjuge, 37 anos
End: Travessa Souza Franco N°= 32, Bairro: Agulha Belém-PA
Telefone: (91) 88019842 / (91) 87249139 / (91)33517164 / (22)981033058
E-mail: ricardo15figueiredo@gmail.com
Cargo Pretendido: TORNEIRO MECANICO e ELETRICISTA e MECANICO e SOLDADOR e SERVIÇOS GERAIS.
OBJETIVO
Sou versátil e de grande potencial para assim por em pratica meus conhecimentos, na qual busco também adquirir novos conhecimentos junto à empresa contribuindo assim para sucesso e crescimento profissional ao cargo pretendido.
FORMAÇÃO E CURSO COMPLEMENTA
• FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NO SENAI-Pa: Torneiro Mecânico, em: 2007.
Ensino Médio: Escola Estadual e Fundamental Deodoro de Mendonça, Concluído em 30/11/2010.
• SAMPLING/RJ: CBSP- Curso Básico especial de sobrevivência pessoal e Liderança
• SAMPLING/RJ: HUET
• Informática: Victor Informática Básica-2003.
• Eletricista: AT, BT,NR10 complementa ,NR35. HABILITAÇÃO: AB
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
• Empresa Tramontina-Pa; Cargo: Torneiro Mecânico, Período: 2005 a 2013. Principais atividades: Elaboração de serviços de mecânica e manutenção, como também solda, fazendo manutenção preventiva e corretiva em equipamentos diversos.
• Guimarães Nasser, Cargo: Serviços Gerais, Período: 01/06/1998 a 19/11/2002. Principais atividades: Exercia serviços auxiliar a equipe na fiscalização dos serviços de pessoal próprio e terceirizado nas atividades de instalação, comissiona mento, manutenção de equipamento dos serviços prestados, por colaboradores próprios.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• Disponibilidade para viagens,
• Sou diversificado nas funções que me compete como profissional na elaboração e construção de serviços no mercado de trabalho
------------------------------------------------------------------------
RICARDO FIGUEIREDO DE SOUZA BELÉM, -----de ---------------2014.