quinta-feira, 30 de junho de 2011

FOGO EM ALTO MAR - WEST ATLAS



A plataforma fixa tipo jackup West Atlas pegou fogo após ficar 10 semanas com vazamento de óleo e gás e sendo o fogo controlado 03 dias depois do início do incêndio.

A West Atlas é uma das unidades da empresa norueguesa de perfuração offshore Seadrill que opera no Campo de exploração de Montana, localizada a 690 quilometros de Darwin, Austrália. Todos os trabalhadores da unidade foram evacuados logo no início do vazamento.

Estima-se que entre 300 e 400 barris por dia foram derramados que pode ocasionar um desastre ecológico sem proporções. O governo indonésio já manisfetou preocupação e busca uma forma de indenização pelos estragos causados pelo derramamento.

A extinção do fogo ocorreu depois de uma intricada operação orquestrada pela plataforma West Triton, também da empresa Seadrill, onde se usou manobras de perfuração horizontal chamada de `direcional drilling`, técnica pela qual atingiu o poço comprometido através da plataforma West Triton.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

NÃO FAÇA DE SEU CURRICULUM UM SPAM!


“Segue, aos cuidados do senhor responsável pela área de Recursos Humanos desta tão nobre empresa, um resumo de minhas qualificações. Certo de meu empenho e dedicação ponho-me à disposição para uma entrevista pessoal. Muito obrigado.” Anexo meu currículo.


Uma recolocação no mercado de trabalho de hoje não funciona mais assim. Esse e-mail foi para o “SPAM”.

O termo inglês “spam”, abreviação de “spiced ham” (presunto condimentado), é o nome dado a uma mensagem eletrônica não solicitada e enviada em massa.

Sei que, para muitos, torna-se difícil enviar seu currículo de outra forma. Mas que tal seguir algumas dicas práticas que poderão fazer parte de sua rotina a partir de agora?

- Pare de atirar para todos os lados. Saiba que existe uma oportunidade naquilo que você sabe e até gosta de fazer, então o primeiro passo é escolher o segmento em que será feita a prospecção;

- Liste números de telefones de empresas que possam estar alinhadas às suas expectativas;

- Ligue e tente falar com alguém que poderá te orientar a enviar seu currículo para o lugar certo (o lugar certo poderá ser o espaço destinado ao cadastro de profissionais, no site da empresa);

- Construa um script. Script é uma espécie de primeiras palavras, um breve discurso, tocando em pontos que devem ser explanados logo no início da conversa.

- Você deve estar preparado para falar ao telefone com quem atendê-lo.

Portanto, prepare pelo menos três scripts:

1) Adequado para a telefonista ou recepcionista da empresa: “meu nome é Edison Andrades e desejo falar com o setor de seleção…” (ente descobrir o nome do responsável pelo setor);

2) Destinado à pessoa que, embora atue no setor de seleção, não está diretamente envolvida com a análise de currículos: “olá, sou o Edison Andrades e por possuir experiência no segmento de sua empresa, desejo enviar meu currículo. O Sr. pode me ajudar?”;

3) Ideal para a pessoa responsável pela seleção: “fale sempre o seu nome primeiro e, na sequência, faça uma breve apresentação. – “Estou buscando uma colocação no mercado e, como já possuo experiência em… (fale algo sobre o segmento), gostaria de enviar meu currículo. Pode ser aos seus cuidados?”.

A partir daí, só siga o rumo da conversa. Não force nada. Jamais faça uma tentativa de “despejar” seu currículo completo, a menos que seja pedido. Apenas anote com atenção a quem deve encaminhá-lo, agradeça e desligue elegantemente.

Esse procedimento dá mais trabalho, mas sua eficácia é bem maior. Um e-mail que você enviar seguindo esses moldes valerá muito mais que dois mil “presuntos condimentados”.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIFERENÇAS ENTRE TÉCNICO, TECNÓLOGO E ENGENHEIRO

Técnico X Tecnólogo X Engenheiro [ Se meta nessa briga]



Na maioria das vezes, o Tecnólogo não gosta de ser comparado com o técnico, já o engenheiro menospreza o tecnólogo e esse último, só se dá mal (um pouco exagerado, mas essa é a visão de muitos). Veja um pouco das diferenças e semelhanças destes cursos.

Um curso técnico pode variar bastante de duração, normalmente de 1 à 3 anos, já o de tecnólogo varia de 2 à 3 anos, em contra partida o de engenharia tem a duração mínima de 5 anos [4 anos para alguns cursos anteriormente a 2008]. Então qual é a diferença para que um técnico não seja um tecnólogo e um tecnólogo não seja um engenheiro? Como daqui alguns anos já serei um tecnólogo e engenheiro formado e também já sou técnico me sinto a vontade para falar sobre esse assunto. Então tentando responder essa pergunta, 1º se um técnico for tido igual um tecnólogo e um tecnólogo igual um engenheiro seria a mesma coisa que dizer que um técnico é um engenheiro. Isso é a mais simples matemática, pois se Técnico = Tecnólogo = Engenheiro então Técnico = Engenheiro, o que não é verdade . A maioria das pessoas gosta de fazer comparação com algumas profissões para explicar, eu sei muito bem o que é isso pois já passei por esse problema. Já me deparei com algumas pessoas falando: "- Ah, mas é técnico". E hoje respondo a todas elas: "- Não, não é técnico. É tecnológico".

O papel de um técnico e do engenheiro já estão bem definidos nas empresas, por já serem cursos que já estão no mercado a muitos tempo, mas e o do tecnólogo? Algumas pessoas definem o tecnólogo como sendo um "engenheiro menos qualificado" ou também um "técnico mais qualificado", mas eu sinceramente não acredito em nenhuma dessas duas definições, até porque a sua titulação nem sempre tem a ver com a sua qualificação, conheço técnicos que são mais qualificados do que muitos tecnólogos e alguns tecnólogos que são melhores do que engenheiros. Isso às vezes está mais relacionado com comprometimento do que necessariamente uma palavra, mas nos cursos existem sim focos diferenciados.

O principal entre o curso tecnológico e o de engenharia é que no primeiro é focado em uma área mais especifica, como é a grande maioria dos cursos tecnológicos, como o de tecnólogo em petróleo e gás (exploração), o foco dele é na fase de exploração, provavelmente haverá noções de outras áreas, mas ninguém quer só noções, um exemplo prático é a de que normalmente uma blusa básica é mais barata que uma mais complexa, chama mais atenção para essa ultima, pois foge do comum. Outro exemplo a respeito do curso ser mais focado é o de tecnologia em gestão ambiental, que é uma das partes do curso de engenharia ambiental, lá as pessoas irão se focar mais na área de gestão. Então o tecnólogo vai estar mais preparado para realizar melhor determinadas funções, o engenheiro outras, e o técnico outras também, o principal limitador é o conhecimento, mas lógico que existem outros limitadores.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CURSO DE SALVATAGEM EM APERIBÉ-RJ

CURSO DE SALVATAGEM + HUET

EM APERIBÉ PARA O

DIA 02 DE JULHO


Vagas Limitadas!!

Inscrições: 9890-6207 e 9878-3967

CURSO DE SALVATAGEM EM CORDEIRO-RJ



A SUPER PROMOÇAO DO

CURSO DE SALVATAGEM + HUET

EM CORDEIRO CONTINUA NESTE

MÊS DE JULHO.

TURMAS PARA O DIA
02 DE JULHO 

VAGAS LIMITADAS!!!


APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CORDEIRO


Inscrições: (22) 9890-6207 - (22) 9878-3967 -
(22) 9277-2363 - (22) 9890-6382

Parque Shopping (em frente ao Superthal) - 2º Andar - Loja 205 - Centro - Cordeiro-RJ

CURSO DE SALVATAGEM EM ITAPERUNA-RJ

AGORA TEM CURSO DE
SALVATAGEM + HUET EM
ITAPERUNA PELA SAMPLING


DATA: 04 DE JULHO DE 2011


O Escritório em Itaperuna está com nova direção.
Inscrições: Av. Cardoso Moreira, 267 - Loja 4
Shopping Bittencourt - Centro - Itaperuna

Tel: (22) 3824-4318

terça-feira, 7 de junho de 2011

VAGAS DE EMPREGO NO POLO PETROQUÍMICO EM ITABORAÍ

A ONG ESPORTE VIDA em parceria com empresas, contrata para trabalhar na obra do Polo Petroquímico em Itaboraí-RJ para diversos cargos:

* 3000 Armadores
* 5000 Ajudantes de Obras – 1º grau
* 2500 Soldadores (Mig-Mag, Navais, Eletrodos) – 2º grau técnico
* 250Técnicos de Segurança do Trabalho – 2º grau técnico
* 900 Caldeireiros
* 50 Motoristas de Caminhão e Empilhadeira – 2º grau
* 20 Tratoristas – 2º grau
* 10 Engenheiros
* 10 Arquitetos
* 30 Estagiários de Arquitetura e Engenharia
* 50 Estagiários de Petróleo e Gás
* 20 Mecânicos – 2º grau técnico
* 40 Auxiliares de Mecânico – 2º grau
* 50 Mestres de Obras – 2º grau
* 100 Pintores
* 500 Pedreiros
* 50 Eletricistas
* 100 Carpinteiros
* 20 Encanadores
* 20 Encarregados
* 10 Guincheiros
* 10 Administrador de Empresas
* 10 Agentes Administrativos – 2º grau
* 10 Assistentes Administrativos – 3º grau
* 10 Técnico Administrativo – 2º grau

Contato somente por e-mail.
Enviar curriculum para  ong.esportevida@ig.com.br Informando no assunto do email o cargo pretendido.

domingo, 5 de junho de 2011

CURSO DE PLATAFORMISTA EM APERIBÉ

TEREMOS CURSO DE PLATAFORMISTA EM APERIBÉ NO MÊS DE JULHO





Vagas Limitadas!!

 

INSCRIÇÕES: (22) 9890-6207 ou 9878-3967 ou deixe seu comentário aqui.